Curriculum Abreviado

Francisco Leal é técnico de som e sonoplasta.

É Mestre em Artes e Tecnologias do Som e tem formação musical clássica e de jazz.

Foi Coordenador do Departamento de Som do Teatro Nacional S. João durante 28 anos (1993-2021).

Ao longo de 35 anos a sua atividade tem-se dividido entre espetáculos e a gravação e edição de som, tendo assinado múltiplos trabalhos de Desenho de Som e Sonoplastia para teatro, música e  dança, assim como para exposições e na criação de bandas sonoras para desfiles de moda. 

Em 2003, foi distinguido com uma Menção Especial pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, pela sua “contribuição inovadora e artisticamente relevante para o desenvolvimento das linguagens cénicas associadas ao trabalho de sonoplastia e de desenho de som”. 

Tem colaborado na gravação de diversos CD’s de música e poesia, e efetuou a gravação e pós-produção de som para várias edições em DVD de espetáculos de teatro e de música do Teatro Nacional S. João, assim como de diversos documentários. 

Na extensa lista de criadores com quem tem colaborado, encontram-se os encenadores Ricardo Pais, Nuno Carinhas, Fernando Mora Ramos, João Cardoso, Luís Miguel Cintra, Carlos Pimenta, Rogério de Carvalho, Carlos J. Pessoa, os músicos Vítor Rua, Nuno Rebelo, Mário Laginha, Rui Massena, Bernardo Sassetti, Pedro Burmester, Egberto Gismonti, Drumming – GP, os coreógrafos Paulo Ribeiro e Olga Roriz e o estilista Nuno Baltazar