Francisco Leal

SONOPLASTIA / DESENHO DE SOM

Introdução

 
FRANCISCO LEAL, nasceu em Lisboa, em 1965.
 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
É, desde 1993 o responsável pelo Departamento de Som do Teatro Nacional S. João, tendo dotado a sala com uma instalação de amplificação multi-canal, com possibidade de trabalhar num sistema ‘tipo’ Surround 5.1. É também responsável pela instalação de um estúdio de gravação e edição de som, assente num sistema digital em plataforma MacIntosh - PRO TOOLS HD.
Tem também sob sua responsabilidade o Teatro Carlos Alberto (TECA), tendo colaborado como projectista para a instalação do Sistema de Sonorização de Cena, dotando-o igualmente de um sistema multi-canal em surround 5.1.
Iniciou a sua actividade profissional em 1988, como Sonoplasta e Operador de Som em teatro. Em 1989 ingressou no Angel Studio, Lisboa, onde aprendeu técnicas de captação e gravação de som. Desde então a sua actividade tem-se dividido entre espectáculos de teatro, dança, música e a gravação e edição de som para CD’s, Audiovisuais e Sonoplastia para espectáculos, tendo trabalhado nas principais salas de espectáculos - em Lisboa Teatro Nacional D. Maria II, Fundação Gulbenkian, ACARTE, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro S. Luis, Teatro da Trindade, Teatro Maria Matos, Teatro Tivoli e Cine-Teatro do Casino do Estoril; no Porto Teatro Nacional S. João, Teatro Rivoli, Teatro do Campo Alegre, Teatro Carlos Alberto, Teatro Helena Sá e Costa, Auditório de Serralves; em Braga Theatro Circo; em Coimbra Teatro Gil Vicente; em Évora Teatro Garcia de Resende; em Viseu Teatro Viriato; em Famalicão Casa das Artes; em Faro Teatro das Figuras.
 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
2002 - Convenção de Sound Design, 22nd Tonmeister Tagung - VDT, Hannover, Alemanha
2001 - Seminário Reforço De Som e Optimização De Sistemas De Som, MEYER SOUND, Portugal
1991 - Curso de Novas Tecnologias Na Música, DIACOMA, Lisboa.
1988 - Curso de SONOPLASTIA, Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral -IFICT, Lisboa.
1987 - Curso de Produção De Som para audiovisuais, QUASER, Lisboa.
 
FORMAÇÃO MUSICAL
ACADEMIA de AMADORES de MÚSICA de LISBOA:
7º GRAU de Formação Musical
4º GRAU de Flauta Transversal
2º GRAU de História da Música
2 Anos de frequência da escola de jazz do HOT CLUBE DE PORTUGAL, em Lisboa.
Curso de Formação Profissional De Instrumentistas Para Orquestra, Sindicato dos Músicos, Lisboa.
 
CONSULTORIA
Fez consultoria de som e instalação de equipamento audio para o Auditório da Junta de Freguesia de Benfica - Carlos Paredes, Lisboa, para o Teatro Nacional S. João, Porto, onde efectuou o anteprojecto para Instalação Fixa de Som.
Em 1997, efectuou consultoria de som para exposição “Memórias Árabes” organizada pela Comissão dos Descobrimentos.
Em 2000 fez o Projecto de Infra-estruturas Audio e Sonorização de Cena, bem como do Sistema de Controlo e Comunicação Audiovisual, para a remodelação do Auditório Nacional Carlos Alberto, Porto, assim como consultoria de Sonorização de Cena para o Projecto para o Concurso Público para construção do Auditório Municipal de Bragança, proposta pela Soares da Costa.
 
ENSINO
Lecciona desde 2010 o Seminário de Som Para Teatro, no Curso de Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto.
Entre 1999 e 2003 foi o responsável pelo curso de SONOPLASTIA na Academia Contemporânea dos Espectáculos (ACE), no Porto.
No não 1992/93 leccionou as disciplinas de TEORIA DO SOM - SEMIÓTICA, e MÚSICA E NOVAS TECNOLOGIAS, na Academia de Artes e Tecnologias, em Lisboa.
Leccionou SONOPLASTIA no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral - IFICT, entre 1989 e 1993.
 
ESTÚDIO AUDIO
1995
* Colaboração no STRAUSS STUDIO, com Fernando Abrantes, trabalhando na remasterização de diversos discos em sistema Sound Design II.
1990
* Colabora como Assistente do Engenheiro de Som Jorge Barata no estúdio DATAMÚSICA, Estoril.
* Colaboração como técnico de som no TÂMARA ESTÚDIO, Évora.
1989
* Colabora como Assistente de Som no ANGEL STUDIO, onde trabalhou com os técnicos José Fortes, Jorge Barata e Fernando Abrantes.