Francisco Leal

SONOPLASTIA / DESENHO DE SOM

Curriculum abreviado

Francisco Leal é Sonoplasta há mais de 20 anos, tendo colaborado em várias peças de teatro, espectáculos de dança e de música, desfiles de moda e diversas exposições.

É o responsável pelo Departamento de Som do Teatro Nacional São João, no Porto.

Estudou música clássica e jazz.

Na lista de criadores com quem tem colaborado, podemos encontrar nomes como os dos encenadores Ricardo Pais, Luís Miguel Cintra, Rogério de Carvalho, Nuno Carinhas, Carlos J. Pessoa, Fernando Mora Ramos, José Wallenstein, João Cardoso, Carlos Pimenta, os músicos Vítor Rua, Nuno Rebelo, Egberto Gismonti, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Pedro Burmester, Rui Massena, e ainda o estilista Nuno Baltazar.

Na sua actividade tem colaborado ainda na gravação e pós-produção de som para as edições em vídeo de espetáculos de teatro e música, de documentários e na gravação de diversos CD’s de música e poesia.

Em 2003 foi distinguido com uma Menção Especial pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, pela sua contribuição inovadora e artísticamente relevante para o desenvolvimento das linguagens cénicas associadas ao trabalho de Sonoplastia e de Desenho de Som.