Introdução

Francisco Leal nasceu em Lisboa, em 1965.

É Mestre em Artes e Tecnologias do Som.

Estudou Música Clássica e Jazz, Produção de Som para Audiovisuais e Sonoplastia.

Em 2003, foi distinguido com uma Menção Especial pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, pela sua “contribuição inovadora e artisticamente relevante para o desenvolvimento das linguagens cénicas associadas ao trabalho de sonoplastia e de desenho de som”.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Foi Coordenador do Departamento de Som do Teatro Nacional S. João durante 28 anos (1993 –  2021).

A sua aventura sonora começou na época das rádios piratas, em 1987, na RUT – Rádio Universidade Tejo, com o programa Blue Note, dedicado à música jazz e aos blues. Iniciou a actividade profissional em 1988, como sonoplasta e operador de som em teatro. Em 1989 ingressou no Angel Studio, em Lisboa, tendo trabalhado com José Fortes, Jorge Barata e Fernando Abrantes, onde aprendeu técnicas de captação e gravação de som. Desde então, a sua atividade tem-se dividido entre espetáculos de teatro, dança, música e a gravação e edição de som.

Assinou múltiplos trabalhos de Desenho de Som e Sonoplastia em espetáculos de teatro, música e dança, e na criação de bandas sonoras para desfiles de moda e exposições.

Tem colaborado na gravação de diversos CD’s de música e poesia, e na gravação e pós- produção de som de vários documentários, assim como para as edições em vídeo de espetáculos de teatro e de música do TNSJ.

Na extensa lista de criadores com quem tem colaborado, encontram-se os encenadores Ricardo Pais, Nuno Carinhas, Fernando Mora Ramos, João Cardoso, Luís Miguel Cintra, Carlos Pimenta, Rogério de Carvalho, Carlos J. Pessoa, os músicos Vítor Rua, Nuno Rebelo, Mário Laginha, Rui Massena, Bernardo Sassetti, Pedro Burmester, Egberto Gismonti, Drumming – GP, e ainda o estilista Nuno Baltazar.

Trabalhou nas principais salas de espetáculos nacionais – em Lisboa Teatro Nacional D. Maria II, Fundação Gulbenkian, ACARTE, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro S. Luis, Teatro da Trindade, Teatro Maria Matos; no Porto Teatro Nacional S. João, Teatro Rivoli, Teatro do Campo Alegre, Teatro Carlos Alberto, Teatro Helena Sá e Costa, Auditório de Serralves; em Braga Theatro Circo; em Coimbra Teatro Gil Vicente; em Évora Teatro Garcia de Resende; em Viseu Teatro Viriato; em Famalicão Casa das Artes; em Faro Teatro das Figuras; em Aveiro Teatro Aveirense. Também na Europa – Espanha, França, Itália, e no Brasil.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

2022 – Mestrado em Artes e Tecnologias do Som, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE, Porto.

2002 – Convenção de Sound Design, 22nd Tonmeister Tagung – VDT, Hannover, Alemanha

2001 – Seminário Reforço De Som e Optimização De Sistemas De Som, MEYER SOUND, Portugal

1991 – Curso de Novas Tecnologias Na Música, DIACOMA, Lisboa.

1988 – Curso de SONOPLASTIA, Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral -IFICT, Lisboa.

1987 – Curso de Produção De Som para audiovisuais, QUASER, Lisboa.

FORMAÇÃO MUSICAL

ACADEMIA de AMADORES de MÚSICA de LISBOA:

7º GRAU de Formação Musical

4º GRAU de Flauta Transversal

2º GRAU de História da Música

2 Anos de frequência da escola de jazz do HOT CLUBE DE PORTUGAL, em Lisboa.

Curso de Formação Profissional De Instrumentistas Para Orquestra, Sindicato dos Músicos, Lisboa, 1987.

CONSULTORIA

Fez consultoria de som e instalação de equipamento audio para o Auditório da Junta de Freguesia de Benfica – Carlos Paredes, Lisboa, para o Teatro Nacional S. João, Porto, onde efectuou o anteprojecto para Instalação Fixa de Som.

Em 1997, efectuou consultoria de som para exposição “Memórias Árabes” organizada pela Comissão dos Descobrimentos.

Em 2000 fez o Projecto de Infra-estruturas Audio e Sonorização de Cena, bem como do Sistema de Controlo e Comunicação Audiovisual, para a remodelação do Auditório Nacional Carlos Alberto, Porto, assim como consultoria de Sonorização de Cena para o Projecto para o Concurso Público para construção do Auditório Municipal de Bragança, proposta pela Soares da Costa.

ENSINO

Lecionou o SEMINÁRIO DE SOM PARA TEATRO, na Licenciatura de Produção e Tecnologias da Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto (2010-2015).

Foi o responsável pelo curso de SONOPLASTIA, na Academia Contemporânea dos Espectáculos (ACE), no Porto (1999 e 2003).

Lecionou as disciplinas de TEORIA DO SOM – SEMIÓTICA, e MÚSICA E NOVAS TECNOLOGIAS, na Academia de Artes e Tecnologias, em Lisboa (1992/93).

Lecionou SONOPLASTIA no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral – IFICT (1989 e 1993).

ESTÚDIO AUDIO

1995 – Colaboração no STRAUSS STUDIO, com Fernando Abrantes, trabalhando na remasterização de diversos discos em sistema Sound Design II.

1990  – Colabora como Assistente do Engenheiro de Som Jorge Barata no estúdio DATAMÚSICA, Estoril.

1990 – Colaboração como técnico de som no TÂMARA ESTÚDIO, Évora.

1989 – Colabora como Assistente de Som no ANGEL STUDIO, onde trabalhou com os técnicos José Fortes, Jorge Barata e Fernando Abrantes.