Desenho de Som em teatro – as competências

Em teatro, o desenho de som pode desenvolver-se em áreas que se situam entre a produção e pós-produção áudio de um filme e o reforço de som de um concerto, gravando e reproduzindo registos de voz, música e efeitos sonoros, ou efetuando o reforço sonoro das vozes dos atores, dos instrumentos musicais, ou de outros elementos sonoros, através da amplificação. Assim, podem ser abrangidos num desenho de som as seguintes atividades:

Sonoplastia
Manipulação de registos sonoros, criação de ambientes musicais, de paisagens sonoras e de efeitos sonoros.

Gravação de som
Gravação voz (1), de música, de ambientes e efeitos sonoros.

Design de sistema de som
Concepção e especificação de sistemas de sonorização – captação, reprodução, processamento e amplificação adequados aos requisitos de um espetáculo, com maior ou menor grau de elaboração. (ficha técnica: listagem de equipamento, implantação, diagramas e outras especificações).

Reforço sonoro e amplificação de som
O conceito e abordagem do reforço de som é totalmente diferente do da pura amplificação. O reforço sonoro pretende equilibrar percas de inteligibilidade devido à distância ou movimentação, no caso de voz falada, ou equilibrar instrumentos com diferentes níveis de pressão sonora (SPL), compensando com a amplificação as eventuais insuficiências do som acústico.

Produção de som
Sendo um termo utilizado na indústria discográfica, refere-se ao conceito sonoro de um registo musical, podendo ter uma representação marcadamente acústica e natural, ou artificiosa, manipulando o som dos instrumentos através de processadores de controlo dinâmico, de frequência e de tempo.

(1) A “voz off” deriva de “off stage”, falada em bastidores, mas em direto; às vozes pré-gravadas designam-se, em inglês, “voice over”.